quinta-feira, janeiro 23

O que a Bíblia diz sobre o "reteté"?


    A grande maioria das Igrejas brasileiras declaram-se "pentecostais", o que quer dizer que creem na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo. Na maioria dos cultos pentecostais, vemos manifestações do Espírito Santo onde as pessoas aparentemente perdem o controle de si mesmas. Pulam, sapateiam, dançam, giram, etc. Esses atos são denominados "reteté". Entretanto, isso é genuinamente Bíblico? A Bíblia fala sobre esse fenômeno?

A Bíblia fala sobre o "reteté"?


    Embora tenhamos alguns pequenos lapsos nas Escrituras (como em Atos 2:13), o reteté não é descrito de forma clara em momento algum na Bíblia. Todas as vezes que as Escrituras falam sobre o batismo no Espírito Santo (Atos capítulos 4,10 e 19) não são descritas as características do "reteté", mas apenas o dom de línguas e de profecia são mencionados. Dessa forma,não podemos dizer que o "reteté" é um fenômeno genuinamente Bíblico.
    Entretanto, a ausência de evidência não é evidência de ausência, ou seja, o fato de a Bíblia não mencionar e descrever o "reteté", não o torna algo errado ou mesmo satânico como argumentam os críticos. Esse é um ponto de vista radical, pra não dizer preconceituoso. O reteté, assim como qualquer outra coisa de nosso viver, deve ser analisado junto às Escrituras e não necessariamente a partir delas, pois se assim fosse, muito do que fazemos hoje seria considerado errado e "satânico" já que muito do que fazemos não é "Bíblico". Por isso, vamos analisar o reteté à luz do que dizem as Escrituras.

O "reteté" à luz da Bíblia


   Podemos começar com alguns pontos básicos, principalmente aqueles que são atacados pelos críticos: os erros. A genuína doutrina pentecostal não diz nada sobre o reteté, é um costume das igrejas esse tipo de manifestação. Portanto, não podemos acusar o pentecostalismo nessa área, já que nem todas as igrejas pentecostais têm o reteté. Analisemos alguns pontos em que os críticos questionam:

  • A origem do reteté não é o Espírito de Deus

    A Bíblia deixa bem claro que a obra do Espírito são os dons (1Co 12:7-11), com um objetivo bastante claro: "para o proveito comum" (v. 7). Não existe proveito comum no reteté, nem mesmo sentido espiritual. Dizer que o reteté é obra do Espírito Santo, isto é, dizer que Deus é quem faz o reteté acontecer é algo totalmente anti bíblico.
    Obviamente, dizer que é uma obra do diabo também carece de provas. A Escritura também não fala sobre isso. Aliás, dizem que o reteté é uma obra de satanás porque não existe base Bíblica para isso, entretanto, também não existe base Bíblica para afirmar que é algo satânico; então como chegaram a essa conclusão? Só se for pela opinião pessoal deles, que aliás, não tem base bíblica.
    A Bíblia não fala sobre o reteté; se é Deus quem opera ou se é o diabo. Entretanto, devemos analisar dois pontos fundamentais: (1) aqueles que praticam o reteté estão cheios do Espírito Santo e (2) todos são cristãos. Negar esses pontos gera uma discussão bem maior. Como alguns críticos duvidam do primeiro ponto, vou me concentrar no segundo.
    Todos creem em Jesus Cristo como Salvador, muitos deles (não posso dizer todos) têm uma vida consagrada a Deus e se apartam do mal. Respeitam a Bíblia e fazem verdadeiramente a obra de Deus. Então, obviamente, o texto de 1 João 5:18 se aplica a eles: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca". Assim sendo, como o reteté pode ser uma obra do diabo se esse texto Bíblico diz que o maligno não pode tocá-los? Aqui então, vemos que a melhor opção para explicar o reteté, é que ele é de origem humana, isto é, a própria pessoa estando cheia do Espírito, começa a sapatear, rodar, pular, etc. Essa opção não contradiz a Bíblia e nem cria problemas em relação a idoneidade do Evangelho, portanto, acredito ser a melhor para explicar a real origem do reteté.

  • O reteté causa confusão no culto

    Muitos condenam o reteté baseados em 1Co 14:33 "porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz". Argumentam que o reteté causa confusão no culto e que portanto, não é algo aprovado por Deus.
    Esse argumento é errôneo. No contexto, Paulo estava argumentando que a maneira que os coríntios usavam os dons causava confusão no culto. Ora, senão poderíamos argumentar que, como os dons estavam causando confusão no culto, também não são aprovados por Deus - o que seria ilógico. Podemos então responder que a maneira que o reteté aparece na maioria das igrejas é que é errada, não o reteté em si.
    Existe então uma maneira certa de se usar o reteté? Claro que sim. Quem pratica o reteté, diz que, no momento que são cheios do Espírito, sentem uma energia muito grande dentro de si, um fogo que parece queimar. Por isso, sentem vontade de se mexer de alguma forma. Assim, começam a pular, dançar, correr e alguns até gritam. Proibi-los de fazer isso seria como proibir alguém que está triste de chorar ou alguém que está alegre de sorrir. Estão demonstrando o que estão sentido. 
    Entretanto, assim os dons, devem ser contidos. A Bíblia diz de forma clara: "pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas" (1Co 14:32). Assim sendo, a pessoa pode perfeitamente se controlar. Devemos evitar confusão no culto, seja por qualquer motivo que for: dons, reteté, conversas paralelas, discussões, etc.

  • O reteté não possui ordem 
    
    Alguns críticos ainda apontam outro texto para condenar o reteté: "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem" (1Co 14:40). Argumentam eles que, na manifestação do reteté, não existe ordem e nem decência como Paulo afirma que devem-se fazer as coisas.
    O argumento está correto, entretanto, erra ao sugerir que a "ordem e decência" descritas no texto são objetivas. A palavra traduzida como decência no texto é euschemonos, que significa "de forma apropriada", corroborando com a palavra taxis (traduzida como ordem) que significa ordem, arranjo, disposição ordenada. Assim sendo, ordem aqui (bem como decência) pode significar "arranjo adequado", isto é, tudo deve ser feito de forma bem dividida, bem arranjada. Existem momentos no culto onde o reteté é permitido, outros não. É totalmente inadmissível qualquer manifestação do reteté no momento da Palavra. Entretanto, em dado momento do culto, é perfeitamente possível que as pessoas possam expressar-se pelo reteté. Para tudo há um momento, uma ordem, um arranjo para cada coisa.

O reteté na Igreja atual


    Infelizmente, poucas são as igrejas que se preocupam em controlar as pessoas. Elas causam confusão no momento da Palavra, fazendo com que outras pessoas não possam ouvir a mensagem de Deus. Algumas até machucam outras pessoas com seus pulos, chutes ou tapas. Isso é inadmissível! A pessoa cheia do Espírito Santo está perfeitamente sóbria e consciente. Pedro sabia muito bem o que as pessoas estavam falando enquanto estava cheio do Espírito Santo (At 2:14,15). Infelizmente, muitos crentes são guiados por suas emoções e acabam entrando em êxtase, nisso, não tem participação o Espírito Santo. Não coloquem a culpa nEle! O Espírito jamais iria tomar uma pessoa para fazer do culto uma algazarra. Isso não tem suporte bíblico algum.
    Por outro lado, algumas Igrejas são muito bem regradas quanto a isso. O reteté só é permitido em certos momentos do culto, próprios para isso. Todos ficam quietos e atentos no momento da pregação da Palavra. Dessa forma, estão em pleno acordo com a Bíblia. Todos são edificados e abençoados. O culto é organizado e bem arranjado. Exatamente de acordo com os princípios bíblicos.
    Precisamos então, como bons servos de Deus, buscar fazer as coisas com decência e bem organizadas, arranjadas. A bagunça causada por alguns custou muitas críticas aos pentecostais. É bom lembrar que a doutrina pentecostal não aprova o reteté como vemos na maioria das igrejas. É portanto, responsabilidade dos líderes ensinar o povo sobre como e quando extravasar seus sentimentos sem prejudicar o culto e sem ferir a decência do povo de Deus.

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por Rafael Nogueria
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